Internacionalização e Parcerias
- Rogerio Versage
- 8 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.
Ampliar a rede de colaboração nacional e internacional, promovendo a inserção do IFSC Floripa em ambientes acadêmicos e institucionais externos por meio de ações como:
Estruturar, sob a coordenação da Vice-Direção Geral, uma rede de servidores do câmpus atuando como embaixadores, com a missão de identificar oportunidades e construir relações estratégicas com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. Articulados pela Assessoria de Relações Externas, esses embaixadores representarão diferentes áreas técnicas, com designação formal para prospectar parcerias e fontes de fomento para projetos do câmpus.
Ampliar a participação de servidores em atividades e eventos realizados no exterior, fortalecendo a troca de experiências, a atualização acadêmica e a projeção institucional internacional.
Buscar autonomia institucional para a formalização de protocolos de intenções, convênios e acordos com organizações externas. A estruturação desse processo envolverá a definição de fluxos internos e respaldo jurídico para garantir agilidade e segurança nos trâmites.
Redimensionar a internacionalização na pós-graduação stricto sensu como uma ação estratégica vinculada à pesquisa, promovendo maior articulação entre programas e redes acadêmicas internacionais.
Incentivar a oferta de componentes curriculares em línguas estrangeiras nos cursos de pós-graduação, contribuindo para a formação acadêmica multilíngue e a integração com comunidades científicas internacionais.
Criar editais específicos de apoio à participação de estudantes da pós-graduação em eventos acadêmicos no exterior, promovendo a inserção discente em contextos científicos globais.
Comments