Sucesso Acadêmico
- Rogerio Versage
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.
Fortalecer o suporte aos estudantes, promovendo ações para permanência, êxito acadêmico e protagonismo estudantil, com a adoção de práticas como:
Implementar um setor específico para apoio à permanência e êxito, reunindo iniciativas como monitorias, acompanhamentos individualizados e programas de reforço escolar. A estrutura seguirá diretrizes de uma comissão multidisciplinar, com estratégias que integrem estudantes a projetos de pesquisa, extensão, atividades culturais e esportivas.
Ampliar o uso de plataformas inovadoras como o Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico (SISSA), com modelos inteligentes para fortalecer a gestão educacional e promover a permanência nos diferentes níveis de ensino.
Desenvolver campanhas institucionais de conscientização sobre o tema da evasão, como “O que você pode fazer pela permanência e êxito no IFSC?”, reforçando o papel coletivo da comunidade acadêmica.
Disponibilizar plataformas digitais de suporte acadêmico e capacitações para o uso adequado de ferramentas educacionais, com foco na acessibilidade digital.
Estimular o protagonismo estudantil por meio do fortalecimento de projetos como empresas juniores, escritórios-modelo, feiras de inovação e representações estudantis.
Consolidar o apoio às atividades artístico-culturais, como música, teatro, dança, coral e outras expressões, com a implantação de uma Cooperativa Artística. Serão oferecidas bolsas para estudantes engajados em projetos culturais, por meio de edital com critérios definidos e avaliação semestral.
Ampliar o incentivo ao esporte como elemento integrador do ensino, da pesquisa e da extensão, com a implementação de um programa de bolsa-atleta para estudantes de equipes representativas. Os jogos institucionais serão incluídos no calendário acadêmico e a gestão buscará parcerias, patrocínios e convênios para fortalecer o setor esportivo. Haverá reconhecimento institucional às equipes que conquistarem títulos.
Qualificar e expandir a pós-graduação, com viabilização de novos programas profissionais em áreas ainda não contempladas e implantação de doutorados profissionais. Serão oferecidos suporte técnico e acadêmico para melhoria nos indicadores da CAPES e ampliados os convênios com instituições estrangeiras.
Planejar as Semanas Pedagógicas como espaços de troca de experiências, desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e democratização do acesso à informação. Serão promovidos momentos de planejamento coletivo e fortalecimento do vínculo entre departamentos e coordenações de curso.
Sistematizar os processos de atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e a oferta de novos cursos, com estudos de viabilidade e diálogo com o mercado. Serão promovidas mesas-redondas com entidades de classe, empreendedores e outros atores para refletir sobre o perfil dos egressos, além de incentivar encontros com ex-alunos em eventos institucionais.
Apoiar os departamentos interessados na retomada do ensino a distância (EaD) na oferta de cursos e disciplinas, promovendo o uso de ambientes virtuais de aprendizagem como apoio didático-pedagógico.
Estudar propostas de reorganização de horários dos cursos técnicos integrados em relação aos cursos subsequentes e superiores, com o objetivo de melhorar o fluxo interno, a utilização da infraestrutura e o atendimento em setores como banheiros, cantina e PNAE, bem como contribuir para a segurança dos estudantes menores de idade.
Incluir ações de integração entre estudantes como parte das atividades letivas e promover ações de aproximação com as famílias, especialmente nos casos de estudantes menores de idade.
Comments